sábado, 28 de agosto de 2010

9 meses


Nesses 9 meses ganhei experiência no convívio com a DSR. E gostaria de compartilhar com vocês, pois é tão difícil encontrar informações sobre esta doença.
=> Manter o membro sempre aquecido e coberto por um tecido bem fofo. No meu caso pedi para fazer várias meias de "soft" que pegam a extensão toda da perna. Isso evita que a perna roce em outra superfície dura (tipo a calça que esteja vestindo) e que entre em contato com o frio / vento. Mesmo quando está quente, o membro afetado deverá manter-se aquecido.
=> No caso de hidroterapia, nunca entrar na água se a temperatura da mesma esteja abaixo de 33º, senão ativará a DSR e consequentemente a dor aumentará.
=> Nunca usar na fisioterapia aquele aparelho "laser" que é uma canetinha. O pressionamento da ponta da caneta no membro afetado é tudo que a DSR gosta. Na minha opinião nem o tens é bom. Ele dá uma falsa sensação de alívio da dor, mas acaba estimulando a DSR, devido a seus estímulos serem constantes. Não fazer escovação, mas caso seja necessária, usar uma escova muito macia e não ter uma escovação constante e uniforme (fazer movimentos alternados e sem direção). Melhor é o uso de um algodão (mas com movimentos bagunçados, sem direção)
=> Terapia Crânio-sacra - classifico como muito, muito boa mesmo. Não tem contato com o membro afetado e a partir da 3ª sessão começam aparecer as diferenças (melhora na dor e no brilho). Nota 10 para este tratamento, pois até diminuir a medicação eu já consegui depois dela.
=> Usar calça com tecido que não aperte, tipo trainning. Não usar nenhum tipo de calçado que aperte qualquer parte do pé. Portanto o uso de um chinelo com tiras de pano é imprescindível.
=> Não cortar as unhas muito curtas, senão estimula a dor também. Não secar o membro esfregando a toalha.
=> Passar hidratante no membro afetado para evitar o ressecamento da pele. Com o uso contínuo você conseguirá que ela não "craquele".
=> Desde que o diagnóstico de DSR seja dado, entrar com cálcio para ajudar na prevenção da osteoporose (que é uma das sequelas).
=> Não se aborrecer por nada. A tensão está diretamente ligada ao problema e ativa a DSR de forma surpreendente.
=> Ter um hobby, seja pintura, aprender a tocar um instrumento musical, tricot, ou qualquer outra coisa. Comprovadamente é muito bom também. Tenho vários relatos que isso faz muita diferença.
=> Knesio Terapia - também ajuda a aliviar um pouco as dores e diminuir o inchaço.


Caso eu lembre de mais alguma dica, colocarei no blog posteriormente.