quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Oxigenoterapia Hiperbárica (terapia com oxigênio)


Distrofia simpatica refleja (dolor fantasma)
Carregado por raulespert. - Mais videos universitários

Segundo informações do site : http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302004000300016&script=sci_arttext, que é da revista da Associação Médica Brasileira, segue as informações sobre oxigenoterapia :

A oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é uma modalidade terapêutica que consiste na oferta de oxigênio puro (FiO2 = 100%) em um ambiente pressurizado a um nível acima da pressão atmosférica, habitualmente entre duas e três atmosferas. A OHB pode ser aplicada em câmaras com capacidade para um paciente (câmara monopaciente ou monoplace) ou para diversos pacientes (câmara multipaciente ou multiplace). A oxigenoterapia hiperbárica é reconhecida como uma modalidade terapêutica que deve ser aplicada por um médico. No Brasil, as indicações foram regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina, mediante resolução CFM 1457/95.

As indicações para a realização da terapia hiperbárica são as seguintes:

•Embolia gasosa
•Doença descompressiva
•Embolia traumática pelo ar
•Gangrena gasosa
•Síndrome de Fournier
•Outras infecções necrotizantes de partes moles: celulites, fasceítes e miosites
•Vasculites agudas de etiologia alérgica, medicamentosa ou por toxinas biológicas (aracnídeos, ofídios e insetos)
•Lesões por radiação: radiodermite, osteorradionecrose e lesões actínicas de mucosas
•Anemia aguda, nos casos de impossibilidade de transfusão sanguínea
•Isquemias traumáticas agudas: lesão por esmagamento, síndrome compartimental, reimplante de extremidade amputada e outros
•Queimaduras térmicas ou elétricas
•Lesões refratárias: úlceras de pele, pé diabético, escaras de decúbito, úlceras por vasculites auto-imunes, deiscências de sutura
•Osteomielite
•Retalhos ou enxertos comprometidos

A OHB consiste em uma modalidade segura apresentando poucas contra-indicações. Os efeitos colaterais da OHB estão relacionados à variação da pressão e/ou toxicidade do oxigênio. A toxicidade do oxigênio está relacionada à dose oferecida e ao tempo de exposição ao tratamento hiperbárico. As toxicidades pulmonar (inexistente com doses clínicas de OHB) e neurológica são as mais importantes.


Eu não conheço ninguém que tenha tentado esta terapia para DSR, a não ser este vídeo acima que faz um relato.

Lembrando que este blog é só um orientador de sugestões para que o portador de DSR possa consultar seu médico. Nunca faça nada sem a orientação médica.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010


Acho que nenhuma terapia ou remédio são melhores do que a Fé. É acreditar na Providência Divina. É acreditar na Misericórdia de Deus.
Hoje eu estava relendo meu blog e reavaliando o meu quadro. Sempre que a dor melhora, me acho capaz de voltar ao dia-a-dia normalmente (mesmo sentindo um pouco de dor). Mas a realidade não dura muito, pois no mesmo dia sinto dores terríveis e acho que não vou ficar boa. E essa história tem se repetido inúmeras vezes nestes últimos meses. São altos e baixos como se fosse um gráfico. Quando melhoro, quero contar para todo mundo que estou boa. Quando pioro, acho que não vou ficar boa nunca. As pessoas não conseguem entender o que passamos, pois ninguém acredita que essa doença é uma incógnita para a medicina. Ninguém acredita que não existe remédio que tire a dor. Só as pessoas que também possuem DSR é que conseguem entender.
Hoje o dia foi chuvoso e frio. Na realidade, a semana toda está assim. E junto a dor aumenta, e confesso que desanimo também. Eu queria a minha vida de volta. Eu queria voltar a fazer as coisas normais do dia-a-dia. Queria passear na rua, ir ao supermercado, atravessar correndo uma rua, andar na beira da praia, passear com meus cachorros,... E são nesses dias em que desanimo é que tenho que me apegar mais e mais em Deus e saber que Ele está ao meu lado. É saber que a dor que sinto é muito pequena perto da dor de Cristo na cruz. É agradecer a Deus pela dor, pois através dela tenho crescido e me transformado. Isso me faz forte e reeguer a cada dia. Renovar a minha fé na certeza que Deus me ama e que sou tão abençoada, me faz acreditar que amanhã eu posso amanhecer curada.

sábado, 6 de novembro de 2010

11 meses

É...tive dias melhores,...piores,....e assim um dia após o outro. Mas posso resumir que mesmo tendo recaídas, o meu quadro está cada dia melhor. Colocamos o tens para testar se realmente o que eu achava era verdade - que piora o quadro. E realmente piora. Um dia de tens resultou em dois dias sem conseguir colocar o pé no chão. Portanto, posso afirmar que tens é prejudicial para DSR. O tens é super indicado para analgesia de outros casos, mas não para causalgia.
O meu pé voltou a inchar e o brilho intensificou um pouco. Estas fotos são do dia 05 de novembro de 2010. E observem a diferença do brilho e da cor das duas pernas. Ah, tem um detalhe - eu parei a terapia crânio-sacra e o brilho que estava bem ameno, voltou. Então também posso afirmar que a terapia crânio-sacra faz diferença no tratamento - tanto no brilho, como no inchaço e na dor também. Na época que eu estava fazendo esta terapia, foi a melhor época do meu quadro.