quarta-feira, 27 de abril de 2011

Semana Santa



Comparei a minha dor nesta Páscoa com a minha dor da Páscoa passada e cheguei a seguinte conclusão : estou melhor sim!!! Lembro-me que na Sexta-feira Santa do ano passado eu tentei acompanhar a procissão do Nosso Senhor Morto (lógico que usando duas muletas) e recordo-me que eu chegava a morder os lábios de tanta dor. Eu não consegui acompanhar toda a procissão (que não é muito distante, é só uma volta na praça da cidade) e acabei tendo que sentar no banco da praça. Quando cheguei em casa a minha perna estava super inchada e fria (detalhe: naquela época eu não sabia que tinha que mantê-la aquecida e não sabia conviver com a DSR, como hoje).

Vou contar um segredo para vocês, portadores de DSR, o que descobri durante a procissão do ano passado e que faço até hoje quando sinto muita dor - eu coloco a minha dor aos pés da Cruz de Cristo e ofereço esse sacrifício a ele. Sim, pois por pior que seja a dor que sentimos, nunca poderemos compará-la à dor de Cristo em seu calvário e morte. Isso me alivia, pois saber e sentir o amor e a dor de Cristo , que morreu na Cruz para nos salvar, me faz forte para enfrentar a dor e superá-la. E assim faço desde a Páscoa passada. Posso garantir que ajuda a aliviar as dores, quando fazemos com fé, muita fé.


Na procissão deste ano, eu não a acompanhei. Fiquei sentada no banco da praça e a acompanheir com os olhos. Pois temos que ter consciência que não podemos forçar o membro afetado, senão a dor aumenta. Lembra da história que contei do "monstrinho"? Pois é...se sei que não posso forçar a perna, então tenho que evitar fazê-lo. Assim, ela pode até doer e inchar um pouco, mas não entro em crise.

E assim pude assistir a procissão passar, sem precisar morder meus lábios de dor (como no ano passado). E assim vou aprendendo a conviver com as minhas limitações e tentando aproximar a minha vida do normal, que é o que mais desejo.


E aproveito para desejar uma Feliz Páscoa para todos que me acompanham e que nós, portadores da DSR, possamos ressuscitar para uma vida nova sem dor.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

DSR x Aumenta nível de crise alérgica ?



Eis uma questão que vou postar em meu blog e que vai ficar para estudos posteriores da doença. Será que a DSR influencia no processo alérgico de uma pessoa? Vou contar rapidamente o que aconteceu comigo há 9 dias atrás.....eu quase morri.

É verdade...hoje eu estar escrevendo estas linhas é simplesmente a Misericórdia Divina do Pai que me deu uma nova chance de viver.




No domingo retrasado, dia 27 de março, fui colocar frutas para os pássaros (livres) daqui de casa, como de costume e UM (sim, um único) marimbondo me picou. E não levou 5 minutos para eu entrar em choque anafilático. Eu considero ter morrido, pois a sensação da morte foi muito forte e a certeza de estar partindo também. Acho que no meu último suspiro, quando passa um filme em sua cabeça de toda sua vida e você percebe que está indo embora mesmo, foi quando conectei em Nosso Senhor e pedi mais uma chance de vida. E realmente naquele momento eu senti como se fosse um sopro de vida e voltei por uns segundos vomitando, me urinando e evacuando e logo após desmaiei novamente. A reação entre ser picada e estar entrando em choque, não demorou 5 minutos. A picada, que foi no ombro, não doeu muito, mas logo após senti uma queimação que começou nos pés e foi subindo junto de um líquido gelado e que estava transformando o meu corpo todo. Em segundos fiquei toda vermelha, dos pés à cabeça e desmaiei. Não coçou, nem doeu. Não deu tempo de nada. Não vi nada.

Só consegui ser reanimada no hospital com injeção de adrenalina na barriga e outras injeções que nem sei quais foram. Quase fui para o CTI mas fiquei internada até quinta-feira. Hoje já estou em casa e ainda com medicações fortes e fazendo vários exames pois desde o fato tenho sentido muitas dores no peito e dificuldade em respirar. Estou contando isso porque acho que essa minha reação alérgica foi ativada depois da dsr diagnosticada. Eu sempre tive alergia, mas rinite alérgica ou aquela alergia de coçar um pouco mais, esquentar o local e inchar a picada de um borrachudo, mas nada que afetasse a minha vida. E relembrando os fatos, depois da dsr instalada, eu levei duas picadas de borrachudos no meu outro pé (o da foto abaixo) que acabou ficando mais inchado que o da dsr (na época). E por coincidência eu guardei as fotos e vou postá-las para que vocês possam ver o inchaço. Mesmo tomando antialérgico, o inchaço durou vários dias.

Bom, então fica a dúvida (ou a dica) para os portadores de dsr (e para os médicos estudarem sobre essa hipótese) se há alguma relação de aumento de nível de alergia para as pessoas que desenvolvem essa síndrome.


Tenho um amigo, que também tem dsr no pé esquerdo, que também é super alérgico. Coincidência? Sei lá?!?!?!

Outras fotos do reinício da crise no mesmo dia. Na hora da crise anafilática a minha pele não teve essa reação alérgica. Ela simplesmente ficou toda vermelha e como se fosse áspera. No final do dia que recomeçou com essas manchas e logo depois elas foram aumentando, aumentando e inchando tudo. Mas só tenho fotos do início.